10 de jan de 2011

COMPORTAMENTO (sempre havera uma nova atualizaçõa)

****COMPORTAMENTO:


**VOCÊ SABE O QUE É BULLYING  E CYBERBULLYING ?????????

-È O QUE DIARIAMENTE MILHARES DE CRIANÇAS E JOVENS,NÃO SÓ AQUI NO BRASIL;MAIS EM TODO O GLOBO TERRESTRE, SOFREM VITIMAS DA VIOLÊNCIA “CONHECIDA COMO BULLYING”.
PORQUE ISSO OCORRE E QUAL DEVE SER O SEU PAPEL E DA SOCIEDADE DIANTE DESSE FATO.

O BULLYING É UM COMPORTAMENTO ANTIGO QUE SÓ AGORA COMEÇA A SER DIVULGADO,DEVIDO AS PROPORÇÕES DE COMO VEM OCORRENDO,PRINCIPALMENTE NO AMBIENTE ESCOLAR E UNIVERSITÁRIO ONDE A CRIANÇA OU O ADOLESCENTE SOFRE HUMILHAÇÕES, AMEAÇAS,REPRESSÃO, ENTRE OUTROS FATORES  DISCRIMINATÓRIOS.

EXISTEM DOIS TIPOS:

-AGRESSORES , O QUE SUGERE APELIDOS  E O TIPO DE ATAQUE Á VITIMA MAS NÃO SE EXPÕE

- E O QUE LIDERA A VIOLÊNCIA PUBLICAMENTE E SE VANGLORIA DO FATO.

AS VITIMAS PODEM DESENVOLVER SINTOMAS DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE;COMO:MEDO,FOBIAS...


OS PAIS TEM PAPEL IMPORTANTE NISSO TUDO E TANTO OS AUSENTES QUANTO OS SUPERPROTETORES SÃO CULPADOS POR TÃO TERRÍVEL
POR NÃO DAREM AOS FILHOS COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS.

QUAL O PAPEL DOS PAIS:

-FILHO AGREDIDO.-ESTIMULE SUA CRIANÇA A DESENVOLVER HABILIDADES PARA QUE SE SINTAM  BEM CONSIGO MESMO.CONVERSE COM ELE PARA SABER COMO COMEÇOU A AGRESSÃO.
SEU APOIO E DE SEUS FAMILIARES É FUNDAMENTAL,PARA QUE O AGREDIDO SUPERE E SAIA DO TRAUMA DO BULLYING.

-FILO AGRESSOR: - COMECE A REVER ONDE FOI QUE ERROU,A SUA CONDUTA COMO MÃE E PAI.NÃO OMITA SUA RESPONSABILIDADE NESSA HORA.SEJA RIGOROSA EM SEUS CONCEITOS DE EDUCADORA E MÃE,SÓ ASSIM VOCÊ PODE EVITAR QUE SEU FILHO OU FILHA SE TORNE UM ADULTO VIOLENTO.ISSO ME FAZ ATÉ LEMBRAR A FRASE, do poeta gentileza “gentileze gera gentileza”

QUANDO ISSO OCORRE DENTRO OU FORA DA ESCOLA:
-QUAL O PAPEL DE NÓS:PAIS, DIRETORES, PROFESSORES ...

- É  PRECISO QUE TODOS ESTEJAM PREPARADOS E CAPACITADOS PARA LIDAREM COM O PROBLEMA.
A ESCOLA DEVE ADOTAR UM PROGRAMA DE PREVENÇÃO BASEADO EM VALORES COMO RESPEITO,JUSTIÇA,CIDADANIA,RESPONSABILIDADE MORAL E ÉTICA,
 NO MEU TEMPO DE ESCOLA,EU ME LEMBRO QUE NEM UM PAPEL ERA PERMITIDO JOGAR AO CHÃO.
ERA FORMADA A FORMA”ALUNOS EM FILA” E ERA PASSADO A REVISTA PELA DIRETORA OU PELO DIRETOR E TODOS DEVIAM ESTAR DEVIDAMENTE UNIFORMIZADOS COM ROUPAS LIMPAS E SAPATOS ENGRAXADOS.ERA CANTADO O HINO NACIONAL.
DÁVAMOS SEMPRE CUMPRIMENTO DE BOM DIA E BOA TARDE AS PESSOAS
QUANDO ENTRÁVAMOS  EM UM ELEVADOR A MESMA COISA.HOJE  OS VALORES ESTÃO INVERTIDOS,NÃO SE  TEM MAIS RESPEITO E AMOR AO PRÓXIMO
É NOSSO DEVER RESGATAR-MOS ISSO .ESSES VALORES QUE DIGNIFICAM O SER HUMANO COM PESSOA QUE SOMOS. COMO CIDADÕES DE UMA SOCIEDADE RESPEITADA.
PRECISAMOS PASSAR VALORES MORAIS E BONS COSTUMES PARA QUE SE TORNEM PESSOAS HONRADAS E CUMPRIDORAS DE SEUS DIREITOS E DEVERES..


O CYBERBULLYING:

É O QUE É PRATICADO PELA INTERNET.
OS AGRESSORES POR NÃO SER IDENTIFICADOS SENTEM-SE PROTEGIDOS
E POR ISSO A CASOS DE CRIANÇAS, JOVENS E ADOLESCENTES QUE SOFREM CONSTANTE DIFAMAÇÕES,E ESTES NÃO TEM COMO SE DEFENDER E NIQUEM CONSEGUE PROVAR A AUTORIA DA AGRESSÃO.ESTE É UM ALTO PREÇO A SE PAGAR PELA EVOLUÇÃO TECNOLOGICA,E ISSO É UMA PENA POR ESSE MEIO TÃO FANTÁSTICO DE SE COMUNICAR E INTERAGIR COM O PLANETA INTEIRO.
NESSES CASOS SÓ A POLICIA PODE RESOLVER.

O QUE FAZER NESSES  CASOS????????

-ORIENTE SEU FILHO A NÃO:

  • CLICAR EM LINKS DESCONHECIDOS,COMO AQUELES QUE APARECEM DO NADA E DIZ”VOCE NÃO VAI ACREDITAR MAIS VOCÊ ACABA DE SER SORTEADO COM UM CARRO”OU COISA PARECIDA
  • NUNCA PODE INSTALAR PROGRAMAS ,DIGA A ELE QUE SÓ VOCÊ PODE FAZÊ-LO POIS PODEM LANÇAR VÍRUS E É PRECISO SABER SE SÃO CONFIÁVEIS.
  • VACINE SEU COMPUTADOR COM UM BOM ANTI-VÍRUS
  •  MANTENHA SUA PRIVACIDADE,ENSINE QUE NÃO DEVEM PASSAR NADA PESSOAL,ENDEREÇO,TELEFONE,NÃO FALAR SOBRE A ROTINA DA FAMÍLIA,ETC.
  • CRIE UM PERFIL DE SITES DE RELACIONAMENTO COM PESSOAS CONHECIDAS.
  • FIQUE SEMPRE POR PERTO E MONITORES SEMPRE O QUE ELES ESTÃO FAZENDO NA INTERNET,ISSO EVITA FUTURAS DORES DE CABEÇA.
***********************************************************************************
MEU FILHO COSTUMA MENTIR ...
Quando isso acontece exige um atenção;devemos distinguir entre a realidade e o imaginário.
Me lembro que na infância as vazes fantasiava coisas,dizia para minha mãe que meu amiguinho xisto queria mais sorvete,o quanto que era eu quem queria ,chegava a fazer pirraça.Já tomou banho menina?perguntava minha mãe.E eu prontamente respondia que sim."Não havia sentido no corpo nem um pingo d'agua.rs.rs.rs.rs.minha mãe dizia deixa olhar essa  orelhas,hum!já pro banho menina mentirosa.Mais isso passou eu era pequena e hoje não admito mentiras e não sei mentir."foi uma fase infantil"
Mais muitos pais encaram a mentira com preocupação.O normal é que a criança minta até os cinco anos de idade."é a fase que ela está  em desenvolvimento"Realidade se confunde com fantasia".Ela as vezes vai formar o pensamento lógico de quando for adulto.
sem que seja completamente extinta a mentira vai dando lugar à noção de realidade.
quem nunca falou ou fala uma mentirinha de vez enquanto? não é o certo,mais muitos não fogem a regra de estar mentindo as vezes por vários motivos que vão desde  o medo de um castigo ou temem uma repreensões.
Quem já não foi uma adolescente,que fugiu  da sala de aula e ficou namorando o colega de classe e diz pra mãe que não namora e não sabe por que as notas estão, tão baixa e que precisa estudar mais?
Mas....
Fique bem atenta;você pai,você mãe,você família,seja exemplo pois aquele que mente diante da criança ou do adolescente está dando mau exemplo.Vocês são os modelos mais importante para formação da criança.
-nunca pesa que ao atender o telefone e for alguem com que não queira falar,mande dizer que não está.
não reforce este pensamento como algo natural,isso refletirá no futuro.
-trate tudo com realidade sem fantasiar para que ele saiba que em certas situações não precise mentir.
compete ao pai e a mãe primeiramente ensinarem os beneficios de se estar falando a verdade sendo pequeno ou não.Castigos e broncas gerão mentira o melhor é conversar com seu filho(a) a fim do que eles não fujam do que é o certo.
Cuidados :
se a criança  até os 7 anos de idade ,tem um comportamento frequente de mentir 24 hs. sem trégua, a de se ficar preocupado E a ajuda de um profissional " pra ontem" é necessário.Não é normal um comportamento desses,há de se somar os valores por que é que isso está acontecendo.
isso pode ser considerado problema sério.exemplo : se a mentira fantasiosa não ser mais considerada proposital de ser uma mentira,mas a fuga da realidade,como é o caso das psicoses que há mentira vem em forma de delírios,devido a uma quebra de contacto com a realidade.Ou em forma compulsiva"só respiro se estiver mentindo",neste caso a pessoa sabe que está mentindo mais não há mais um controle.Isso merece sua atenção.
"
Contudo,na maioria da situação é só "imaginação fértil " que indica um crescimento apesar dos pesares ser um crescimento saudável,mais que exige sempre atenção.Fique de olho.
dia:17/1/2011 ás 13:01
.

Nenhum comentário: