21 de fev de 2011

Preço do pãozinho sobe há 15 dias...Então porque não fazer seu próprio pão?

Então,por que não fabricar seu pãozinho em casa.

*RECEITA DO MEU PRIMO EDVAL.

1 kilo de farinha de trigo
2 a 3 tabletes de fermento biologico p/ pão
3 colheres de sopa de açúcar
1 copo de requeijão (usar como medida ) de leite
1 copo de água morna ou de laranja
3 ovos inteiros
1 conha de óleo quente
1 colher de sopa de sal (passe a faca na borda da colher )

*MODO DE PREPARO:
misture todos os ingredientes: a farinha abra uma cova,ponha os ovos,o sal,o leite e o fermento que já deve estar misturado ao açúcar,coloque a concha de óleo aquecida,o caldo de laranja ou a água misture tudo e sove bem a massa,Deixe descansar por uns minutos,coberto por um pano. Já feito os pães recheados ou não,cloque em tabuleiro untado e enfarinhado e  deixe um bom espaço entre eles.Cubra novamente para dar uma leve crescida e leve a assar .se desejar antes  pincele gema de ovo por cima (opcional ).Deixe que dourem por cima.





PÃO DE MINUTO:


INGREDIENTES:
- 3 xícaras de farinha de trigo
-2 colh., das de sopa,  de fermento em pó royal
- 2 colheres,  das de sopa  de margarina
- 2 colheres, das de sopa, de açúcar
- 1 xícara de leite
- 1 ovo


Modo de Fazer
Mistura os ingredientes sem amassar demais. Fazem-se os pãezinhos e assam-se em tabuleiro untado. Pode-se acrescentar a massa, erva-doce, queijo ou coco ralado.





PÃO ÁRABE  OU PITA ;
INGREDIENTES:
 - 4 copos americanos de farinha.
  -1/2 copo de água (pode ser + ou – água ; pode variar)
- ½ colher de sopa de fermento biológico.
- 1 colher de sopa de açúcar.
- 1 colher de chá de sal.
- 1 e de farinha por isso é impossível predeterminar a quantidade exata de água, mas a massa deve ficar mais úmida do que a massa de pizza.
   Deixe a massa descansar por 10 minutos.
  Divida a massa em porções medias e solve em formato de bolas com o uso de um pouco de farinha, deixe descansar as bolas por 3 horas.
  Abra as bolas da massa com o auxílio de farinha numa espessura de aproximadamente meio centímetro.
  Abra um pano de cozinha limpo em uma numa bandeja, polvilhe o pano com um pouco de farinha, distribua bem com as mãos, coloque o disco da massa aberto no pano com farinha, polvilhe mais farinha acima do disco e distribui bem, cubra o mesmo com o mesmo ou outro pano, e repita o processo construindo camadas dos discos separadas pelo pano e pela farinha.
   Deixe descansar em um lugar aquecido (não no forno quente) por 20 a 25 minutos.     Pré-aqueça o forno para a temperatura de 300 graus ou maior.
    Descubra o primeiro disco coloque individualmente no forno até ele estufar e ficar dourado por ambos os lados. De preferência use a própria base do forno para assar os pães.                       Outro modo pode ser feito com uma panela muito aquecida no fogão na qual você coloca o disco usando o próprio pano em que se apóia e tira o pano logo em seguida.
pode ser necessário virar o pão enquanto assa
modo de preparo:
Em um reservatório fundo, misture bem a farinha e o sal.
Misture a parte o fermento, o açúcar e meio copo de água na temperatura ambiente. Faça uma abertura no centro da farinha e coloque nela a mistura acima, deixe o reservatório coberto sem misturar o conteúdo por dez minutos, quando retornar a mistura liquida deve apresentar uma espuma.
Comece a misturar a farinha com a mistura do fermento e a água restante, o uso da água depende da umidade ambiente .
Postado no dia 21 /2/ 2011
ás 14:21



Nenhum comentário: