10 de fev. de 2011

PUDIM DE TAPIOCA "É TUDO DE BOM"

PUDIM DE TAPIOCA É TUDO DE BOM...Resolvi,testar essas receitas e recomendo,são deliciosas.Tenho uma vizinha que faz e revende,ela tem uma freguesia grande,quando estou sem tempo na cozinha sou uma consumidora assídua dela.
 
 
Pudim de tapioca:
 
-Receita de nº 1
 
Ingredientes:
 
1 xícara (chá) de tapioca
600 ml de leite
4 colheres (sopa) de coco ralado seco
400 ml de leite de coco
1 lata de leite condensado
6 gemas
1 colher (sopa) de margarina derretida
6 claras batidas em ponto de neve
2 xícaras (chá) de açúcar cristal para caramelizar
Modo de Preparo
Numa tigela coloque a farinha de tapioca, o leite e o coco ralado e deixe hidratando por +/- 4 horas em temperatura ambiente.
Transfira a mistura acima para uma batedeira e acrescente o leite de coco, o leite condensado, as gemas e a margarina derretida.Bata bem por +/- 3 minutos até dissolver os grumos da tapioca.
Envolva delicadamente as claras batidas em ponto de neve.
Caramelize uma fôrma de pudim com o açúcar cristal e coloque a mistura da tapioca.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC, em banho-maria por 1 hora e 10 minutos ou até que enfiando um palito mesmo saia limpo.
Desenforme frio.
DICA: Para o banho-maria coloque água quente para não retardar o processo de cozimento


Pudim de Tapioca







*Pudim de mandioca "ou de aimpim"

Ingredientes: 

 1 kg de mandioca
 2 1/2 xícaras de açúcar
 2 colheres de sopa de margarina
 300 ml de leite
 2 ovos inteiros
 100g de coco ralado em flocos
 50g de queijo ralado
 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo
Descasque, lave e rale a mandioca (ela deve reduzir para 800g aproximadamente).
No liquidificador, bata metade da mandioca, o açúcar, a margarina, o leite e os ovos. Em outro recipiente, misture a outra metade da mandioca, o coco ralado e o queijo ralado e o fermento em pó. Junte os ingredientes batidos no liquidificador e misture com a mão.

Unte uma assadeira redonda e leve ao forno médio (180 graus) pré-aquecido por 40 minutos ou até que comece a dourar. Desenforme ainda morno, espere esfriar, faça alguns furinhos e leve à geladeira.


Ingredientes da calda
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de água

Modo de preparo da calda
Derreta o açúcar no fogo brando, acrescente a água e espere todos os pedacinhos de açúcar derreterem. Deixe engrossar um pouquinho. Enquanto isso, certifique-se que o seu pudim já esteja gelado, pois o sucesso do efeito vitrificado depende do choque térmico (calda quente + pudim gelado). Quando a calda estiver pronta, basta despejar em cima do pudim e esperar endurecer. Você pode dar umas batidinhas para quebrar uns pedacinhos ou esperar a hora de cortar.


Postado no dia:10/2/2011
ás 08:57


-Receita nº2

Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de tapioca granulada
1/2 litro de leite
4 ovos (separados da seguinte forma: 3 gemas, 3 claras em neve e 1 ovo inteiro)
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco (200ml)
1/2 coco ralado
2 colheres (sopa) de manteiga

Preparo:
Primeiro, hidrate a tapioca: ferva o leite, retire do fogo e imediatamente coloque a tapioca. Misture tudo, cubra com uma tampa e deixe descansar. Caramelize com açúcar a fôrma de pudim. Raspe o coco. Depois, coloque todos os ingredientes (exceto as claras em neve) numa vasilha e bata no liqüidificador por três minutos. Preaqueça o forno (temperatura máxima), coloque a assadeira em banho-maria e deixe a água ferver. Enquanto isso, introduza as claras aos ingredientes batidos, misture-as delicadamente, despeje na fôrma, cubra com papel-alumínio e deixe em fogo máximo sem abrir o forno por exatamente 30 minutos. Depois desse tempo, retire o papel e deixe por mais 30 minutos até dourar, mas sem abrir o forno. Retire o pudim, deixe esfriar em temperatura ambiente e depois conserve em geladeira na própria fôrma

Nenhum comentário: