26 de jan de 2011

APROVEITAMENTO DE CASCAS E POLPA DE LEGUMES E FRUTAS



"SEJA UMA MULHER DE FIBRA E EXPERIMENTE."

*Brigadeiro de casca de banana
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga s/sal
2 colh. de (sopa) de chocolate em pó
3 casca de  3 bananas,devidamente lavadas e picadas
1 colh.(sopa) rasa de farinha de trigo
Preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes.Leve ao fogo para apurar até desprender do fundo da panela.Deixe esfriar e enrole os docinhos,passe no granulado.
*Polpa de banana verde ( Base para várias receitas)
Lave muito bem as bananas nanica verde sem tirar a casca Esquente água em uma panela de pressão aberta e, quando as bolinhas subirem,coloque as bananas inteiras até enchê-la (deixe um espaço de dois dedos entre as bananas e a borda da panela)Tampe e cozinhe.Assim que começar a soltar o vapor  conte 8 minutos e desligue.Espere que o vapor saia sozinho e a tampa se solte,Usando luvas e com muito cuidado,descasque as frutas ainda quente,Não deixe que esfriem para não endurecerem.Em seguida passe -as pelo processador ou por espremedor de batatas.
*Nhoque de  nanica
Numa mesa ou num mármore,misture 500g(1 lata das de leite condensado,usada como medida) de polpa  de banana verde cozida "receita acima de como preparar a polpa",com uma colher de sopa de maionese.Polvilhe  a mistura com farinha de trigo até que fique em ponto de enrolar.Corte a massa em formato de enhoc e cozinhe em água fervente com um pouco de óleo.Sirva com molho refogado de tomates.Polvilhe queijo ralado.
*Molho ao suco diferente de nanica "para servir sobre massas"
Cozinhe 520 g de polpa de tomate com um caldo de carne.No liquidificador,bata 350 g (meia lata  de leite condensado,como medida)de polpa de banana,com um pimentão vermelho pequeno.Quando o molho ferver,acrescente a mistura.Tempere com sal e cheiro-verde.
*Brigadeiro de nanica sem leite condensado, que rende 140 docinhos
Numa panela,misture 1 lata de leite condensado de leite fresco e uma de poupa de banana verde.Acrescente 50 g de margarina e 200g de chocolate em pó.Leve ao fogo brando mexendo até soltar do fundo.Despeje o brigadeiro  numa bancada,deixe esfriar,enrole e passe no granulado."Essa é a receita daqueles brigadeiros grandes de confeitaria"
*Croquete de carne com talos
Doure,1/2 xíc. chá de cebola picada em 1 colh. de sopa de óleo.Junte 250 g de carne moída e 2 xíc. chá de talos picados que podem ser de:(couve, brócolis,salsa, agrião ou de espinafre).Retire do fogo,junte 3 colh. de sopa de farinha de trigo e 1 gema de ovo,dissolvida em 3/4 de xíc. de chá de leite.Mexa bem,Volte ao fogo e cozinhe a massa,misturando sempre,até soltar do fundo da panela.Coloque 1 colher de sopa de salsa picada e retire do fogo.Deixe esfriar e modele os croquetes.Passe por um prato com 2 colheres de sopa de farinha de trigo,depois banhe em 1 ovo batido e finalmente,role numa vasilha com farinha de rosca.Frite em óleo quente.

Postado dia 26/1/2011
ás 07:40

Nenhum comentário: